Home / Dicas / Certidao Ocorrencia

Certidao de Ocorrencia

 

O que é?

É o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, que comprova o atendimento realizado as vítimas de sinistros (acidentes, incêndios, resgates e etc.)

 

Qual a finalidade do documento?

A principal finalidade da certidão de ocorrência é a comprovação de que uma pessoa ou estabelecimento,  recebeu atendimento pelo Corpo de Bombeiros, vindo a constar todos os dados referentes a ocorrência, desde o pedido de socorro até as informações levantados no local do sinistro, que poderão ser solicitados para retirada do DPVAT, seguros e etc.

 

Como retirar a Certidão de Ocorrência?

Para a retiradada certidão de ocorrência, dirija-se a sede mais próxima do Corpo de Bombeiros DE SUA REGIÃO com os seguintes documentos em mãos:

- RG (registro geral) juntamente com o CPF (cadastro de pessoa física) da pessoa acidentada, e da pessoa que irá fazer a retirada, ou os mesmos documentos citados do dono do estabelecimento sinistrado.

- No caso da retirada ser feita por parentes, só poderão ser realizadas por parentes de 1º Grau (Mãe, pai, cônjuge, irmão, filho) que deverão comprovar parentesco através de documento de identidade. Obs*: No caso de cônjuge deverá apresentar certidão de casamento

- No caso de retirada ser feita por outras pessoas, estas deverão comparecer munidos de procuração com reconhecimento de firma em cartório.

- Ter em mãos a data, horários e demais informações sobre o ocorrido para facilitar a localização do documento.

 

Qual é o prazo limite para a retirado da Certidão de Ocorrência?

Não existe um prazo para a retirada da Certidão de Ocorrência. Ela pode ser retirada em qualquer data futura após o sinistro.

 

Existe alguma taxa para a retirada da Certidão de Ocorrência?

Sim. Para a retirada da Certidão, deverá ser paga uma taxa no valor de R$ 12,81 (doze reais e oitenta e um centavos), recolhida através de G.R (Guia de Recolhimento do Estado) que poderá ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

 

Em até quantos dias o documento ficará pronto?

O tempo será de 5 a 10 dias úteis, de acordo com a disponibilidade e caso não haja erros nos dados fornecidos, após o pagamento da Guia de Recolhimento (normalmente o tempo é menor, preconiza-se este prazo para atendimentos realizados anteriores a 2004 quando as ocorrências não são digitadas, sendo encontradas somente em documentos escritos).

 


Veja Tambem
Indique esta pagina a um amigo! Preparar para Impressao