4°GB – 33 Dicas de Como Evitar Incêndios

Enviado por Marcela Schwendler em 22/01/2018 10:55:23 (180 leituras) Administrativas
Clique para ver a imagem original em uma nova janela
Ao contrário do que muitas pessoas pensam a maior incidência de incêndios ocorre em época de inverno e não do verão. Tanto em situações com incêndios em edificação como em incêndios em vegetação.

Para isso o Corpo de Bombeiros lembra alguns cuidados que devem ser tomados para que o incêndio possa ser evitado.
Para em situações dentro de casa:

1. Se você fuma, apague os cigarros sempre em cinzeiros ou caixas de areia. Não jogue as pontas pela janela nem os apoie em locais que não sejam cinzeiros apropriados. Não fume em situações em que você pode acabar adormecendo com o cigarro aceso.

2. Sempre apague fósforos na água antes de jogá-los fora e jamais apoie velas em caixas de fósforo ou outros materiais combustíveis.

3. Não fume ao manusear materiais inflamáveis, como álcool, parafina, solventes, cera e outros materiais de limpeza e respeite as normas de segurança da embalagem.

4. Materiais inflamáveis e produtos de limpeza em geral devem ser armazenados em suas embalagens originais, sempre na vertical, em lugares resguardados e à prova de fogo e usados em pequenas quantidades.

5. Não limpe o piso de casa com solventes, pois o contato dos vapores com o ar forma misturas explosivas.

6. Evite o acúmulo de lixo em locais inapropriados, principalmente perto da fiação elétrica.

7. Não deixe cortinas compridas ou tapetes sobre fios elétricos.

8. Não se esqueça de desligar os equipamentos elétricos depois da utilização e, de preferência, desconecte-os da tomada. Atenção especial ao ferro de passar, fácil de esquecer ligado.

9. Não sobrecarregue instalações elétricas com a utilização de plugues T (“benjamins”), extensões etc.

10. Não improvise as instalações nem faça ligações provisórias. A fiação deve estar sempre embutida em eletrodutos.

11. Não use fios estragados ou descascados, pois o contato entre eles pode provocar curtos-circuitos.

12. Não faça consertos na rede elétrica caso não esteja familiarizado com isso. Procure um profissional.

13. Quadros de distribuição de energia devem ter disjuntores. Se os dispositivos de proteção ainda forem do tipo chave-faca, com fusíveis cartucho ou rolha, substitua-os por disjuntores.

14. Desligue a energia elétrica e o gás antes de viajar.

15. Chame um eletricista qualificado caso perceba aquecimento de fios e disjuntores, abertura constante de disjuntores ou queima frequente de fusíveis, fiações expostas, lâmpadas incandescentes instaladas diretamente em torno de material combustível e inexistência de aterramento adequado para instalações de chuveiros elétricos, ar condicionado etc.

16. Jamais deixe panelas no fogo sem supervisão. Atenção à comida ao cozinhar.

17. Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão de gás.

18. Nunca ponha papel alumínio, recipientes metálicos ou louça com detalhes metálicos dentro do forno micro-ondas.

19. Compre panelas de pressão apenas em lojas e siga as instruções do fabricante. Respeite o volume de água indicado e sempre verifique se a válvula de pressão está funcionando corretamente.

20. Ao lavar a panela de pressão, limpe bem a válvula e todos os furos, para que não fiquem obstruídos. Lave a borracha separadamente.

21. Abasteça o botijão somente com empresas credenciadas e verifique seu estado ao recebê-lo. Ele não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer dano. Se houver dúvida quanto ao seu peso ou qualidade, peça para trocá-lo.

22. Ao comprar o regulador de pressão e a mangueira, verifique o prazo de validade e se possuem a identificação do Inmetro (NBR) gravada. Não use outro tipo de material.

23. No ato da compra do botijão, confira se a marca estampada em relevo é a mesma do lacre e da etiqueta. Recuse botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou violado (quebrado ou solto). Verifique se o botijão vem com etiqueta de instruções.

24. Feche o registro do gás do botijão quando não estiver utilizando o fogão.

25. Não cubra o botijão com panos ou plásticos.

26. Não coloque o botijão em compartimentos fechados e sem ventilação, como armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc. Mantenha-os em local ventilado, se possível fora de casa, e a uma distância mínima de 80cm do fogo.

27. Nunca instale o botijão perto de ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha uma distância mínima de 1,50 metros). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir.

28. Nunca coloque o botijão perto de tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha uma distância mínima de 1,50 metros).

29. Após a instalação, passe espuma de sabão ao redor da conexão da válvula de saída de gás/regulador de pressão. Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento persistir, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Se ainda assim o vazamento continuar, leve o botijão para local ventilado, deixe o regulador desconectado e chame a assistência técnica.

30. Jamais vire, deite ou role o botijão e transporte-o sempre na vertical.

31. Nunca passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição da entrada de gás, chame profissionais credenciados.

32. Quando perceber que o gás acabou, não tente forçar a saída de mais gás.

33. Para trocar o botijão, certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estão desligados. Não faça a troca na presença de chamas, brasas, faíscas ou qual quer outra fonte de calor. Não use ferramentas para fazer a troca.


Corpo de Bombeiros – Por uma vida todo sacrifício é dever.



FONTE DAS INFORMAÇÕES: Corpo de Bombeiros de São Paulo, Defesa Civil do Rio de Janeiro, Doutor Segurança e Liquigás. Retiradas do site: https://genialseguros.com.br/


Fonte: 1º Ten. QOBM Marcela Schwendler do Nascimento – Oficial de Comunicação Social
Clique para ver a imagem original em uma nova janelaClique para ver a imagem original em uma nova janelaClique para ver a imagem original em uma nova janelaClique para ver a imagem original em uma nova janela
Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo