4º GB – BOMBEIROS COMUNITÁRIOS DE GUAIRA E ALTÔNIA ATUAM NO PARQUE NACIONAL DA ILHA GRANDE

Enviado por Rafael Cosme Pierozan Tavares em 15/05/2009 11:34:03 (1035 leituras) Administrativas
Clique para ver a imagem original em uma nova janelaDurante o incêndio ocorrido no Parque Nacional da Ilha Grande, os Agentes de Defesa Civil das cidades de Guaíra e Altônia auxiliaram no combate ao incêndio ocorrido, sob o comando do Sgt Jéferson, supervisor do PBC.

O incêndio estava consumindo a região da Ilha Grande, e se deslocava da Lagoa Saraiva sentido a Lagoa Jatobá (sul para norte), ou seja já havia consumido uma área de 2000 (dois mil hectares ) aproximadamente. A missão era de apoiar o IBAMA no alargamento e proteção dos aceiros que haviam sido feitos, com auxilio de tratores, que foram conduzidos até a ilha, com uma balsa. Os tratores após 24 hrs de trabalho ininterruptos fizeram dois aceiros, um deles no início da Lagoa Saraiva, com 1 (um) km de comprimento e com 30 (trinta)m de largura. Foi feito também outro aceiro na região de Altônia na Lagoa Jatobá, esse com aproximadamente 3500(três mil e quinhentos metros) de extensão .
No local estavam equipes do IBAMA, APA, CORIPA e BOMBEIROS COMUNITÁRIOS dos municípios de Guaíra e Altônia totalizando 40 homens, liderados pelo Sargento Jeferson Henrique de Lima, Supervisor do Posto de Bombeiro Comunitário de Guaíra.
O combate às chamas foi feito com a utilização de diversos equipamentos, dentre eles enxadas, foices, bombas costais, bombas flutuantes, abafados, etc.
Este incêndio teve início no dia 04 com o término do combate e extinção das chamas no dia 07 Mai 09.




1º Ten. QOBM Rafael Cosme Pierozan Tavares
Oficial de Comunicação Social do 4ºGB
Clique para ver a imagem original em uma nova janela
Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo